A história por trás da história... 8 de Março, orgulhe-se em ser Mulher!!!

17:21 Chapeleiro Maluco 0 Comments


O dia 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher! Isso, todo mundo sabe... mas, o que poucos sabem é que esse movimento começou em aproximadamente 1917.
Na virada do século XX um fato na história que marcaria o início da mão de obra feminina na produção industrial.
De 1914 á 1917 a Europa viveu a 1° guerra mundial e devido a corrida armamentista dos países envolvidos, precisava de mão de obra em massa, estando os homens nos campos de batalhas surgiram a oportunidade e necessidade das mulheres assumirem o mercado de trabalho na produção industrial bélica.
Trabalhadoras eram expostas a situações desumanas de trabalho de 12 a 16 horas diárias sem refeições ou pausas, em ambiente insalubre e periculoso.
Insatisfeitas com tanto desrespeito originou-se na Rússia um movimento de protestos e manifestações por melhores condições de vida e trabalho marcando na história o início da Revolução Industrial de 1917.
Essas bravas e brilhantes mulheres causaram tanto impacto que governo de Stalin usou isso como propaganda partidária, comum no mundo dos políticos, né? Os nossos são especialista no assunto.
Hoje é celebrado como dia festivo, onde as empresas oferecem flores... e perdeu-se na história o verdadeiro significado e valores originais.
Em 1977 a ONU designou como 8 de março o Dia Internacional da Mulher, em memória das conquistas sociais, políticas e econômicas alcançado por esse ser magnífico chamado MULHER!

Nesse dia tão especial ofereço uma homenagem a todas as Mulheres com exemplos de superação, ousadia, brio, dedicação, amor; Mulheres que deixaram seu legado... 

Gabrielle Bonheur Chanel 
Foi ela que influenciou na década de 20 e reinventou  uso das calças compridas pelas mulheres os vestidos tubinhos acinturados.
Lançou o maravilhoso perfume Chanel nº5 e o recorte acima dos ombros.



Agnes Gonxha Bojaxhiu
Mais conhecida como Madre Tereza de Calcutá, ganhou o prêmio Nobel da Paz por ter dedicado sua vida aos pobres. Entre muitas frase de impacto dessa mulher de gestos simples que muito me agrada é:
"O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo. Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros...


Margaret Hilda Roberts
Também conhecida como Margareth Thatcher... Em 1979 rompeu paradigmas e mostrou a força da mulher ao assumir o cargo de primeira-ministra do Reino Unido. 
Governou com rigidez e firmeza sendo apelidada de a Dama de Ferro. O que inspirou filme recentemente.



Zuleika Angel Jones
Essa estilista marcou época protestando através da moda. Ficou conhecida como Zuzu Angel; Mineirinha de Curvelo - Minas Gerais passou por momentos difíceis como mãe ao ter seu filho morto pela ditadura militar.
Numa forma de insatisfação contra o ocorrido começou a desenhar estampas de pássaros em gaiolas sua bandeira na luta contra o regime ditatorial. 



Madonna Louise Veronica Ciccone
 Conhecida simplesmente como Madonna; Ela popularizou o Pop com seu estilo próprio marcando época com hits como Like a Virgin, Like a Prayer, Vogue, Frozen, Music, Hung Up...
Levou 7 Grammys.


Maria do Carmo Miranda da Cunha
A nossa eterna Carmen Miranda Luso-Brasileiro com roupas coloridas e músicas de deixar ninguém parado, contagiava a época com o Tico-Tico no Fubá, Mamãe eu Quero,  entre outros sucessos como:
Ta-hi... Eu fiz tudo pra você gostar de mim, ó meu bem não faz assim comigo não...
Permitiu levar o Brasil culturalmente a novos horizontes, rompendo fronteiras e fazendo os americanos conhecer um pouco da nossa cultura. Era tão querida na época que a relatos de que ela era a mulher mais bem paga em solo americano.





Joana D’Arc
Conhecida na França como "A Donzela de Orléans" liderou o exército francês a vitória na Guerra dos 100 anos.
Camponesa, modesta e sem saber ler ou escrever e ainda pra época uma mulher conduzir um exército... precisava ser a mulher, e FOI.
Queimada como bruxa e depois mais a frente canonizada pela mesma igreja que havia condenado a morte tão brutal.



Encerro esse post com essa música que descreve perfeitamente a magnitude de uma mulher. Feliz Dia Internacional da Mulher!!!!





GOSTOU? Opine, curta, compartilhe! Seu feedback é VALIOSO!!!

Agradecemos SUA Visita!
Volte Sempre, Você é Muito bem vinda!


Acompanhe também em:
https:// www.facebook.com/almafemininaerosa

Você pode gostar também

0 comentários:

É um Prazer saber o que achou do Artigo.